top of page
Foto do escritorSoraya Lopes

Pense os dados como os ativos do produto


Sobretudo em produtos digitais, os dados são os principais ativos do negócio. Sendo assim, criar e consumir de forma mais consciente é vital para a própria sustentabilidade do negócio.


Se um ativo é aquilo que pode gerar dinheiro, os dados gerados ou transformados pelo produto (em qualquer fase ou disciplina da jornada do cliente) devem ser encarados como algo relevante na entrega de valor.


Muito se diz sobre ser Data driven, se basear em dados para tomada de decisão e até gerar modelos que viram produtos, mas muitos fluxos dentro dessa ambição cultural acabam por se estabelecerem e, muitas vezes, se perpetuarem sem uma preocupação de estruturação e armazenamento de dados.


Em diferentes fases, maturidades processuais ou mesmo tamanho é possível ver negócios sustentados por um percentual grande de processos que não permitem, ou conseguem, figurar em Datalakes, Dashboards ou na própria agenda analítica dos níveis estratégicos e táticos.


Um dos pontos para se explicar este tipo de cenário é a falta de reconhecimento de que o dado pode gerar dinheiro, seja por receita, seja por economia. E isto é muito relevante para entendimento sobre a cultura e a própria maturidade do negócio quanto sua eficiência, em geral se leva mais tempo para alcançar melhores resultados para fluxos cujos os dados não sejam devidamente cuidados.


Entendo que deva ser um desafio abraçado pela pessoa de produto para virar esse jogo. Colocar o dado como protagonista na construção de base de conhecimento geração de hipóteses e resultados já é realidade no nosso dia a dia, mas devemos defender e criar formas deste protagonismo existir desde o planejamento de qualquer solução.


Apenas quando pudermos alcançar o nível de maturidade de criação e transformação do dado como sendo um verdadeiro ativo do produto, podemos chegar em um grau de maturidade bacana de uso do dado para uma realidade realmente data driven.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page